TRATAMENTOS DEPENDÊNCIA DE ÁLCOOL Alcoolismo é a dependência do indivíduo ao álcool, considerada doença pela Organização Mundial da Saúde. O uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas pode comprometer seriamente o bom funcionamento do organismo, levando a consequências irreversíveis. A pessoa dependente do álcool, além de prejudicar a sua própria vida, acaba afetando a sua família, amigos e colegas de trabalho.
DEPENDÊNCIA DE ÁLCOOL

O alcoolismo, também conhecido como “síndrome da dependência do álcool”, é uma doença que se desenvolve após o uso repetido de álcool, tipicamente associado aos seguintes sintomas (que não necessariamente ocorrem juntos):

  • Compulsão: uma necessidade forte ou desejo incontrolável de beber;
  • Dificuldade de controlar o consumo: não conseguir parar de beber depois de ter começado;
  • Sintomas de abstinência física, como náusea, suor, tremores e ansiedade, quando se para de beber;
  • Tolerância: necessidade de doses maiores de álcool para atingir o mesmo efeito obtido com doses anteriormente inferiores ou efeito cada vez menor com uma mesma dose da substância.

O álcool passa pelo estômago e chega ao intestino, onde começa a ser absorvido. No fígado, é quebrado, gerando substâncias que serão eliminadas. Mas se o consumo é excessivo, o órgão não dá conta do trabalho. Por isso sobra álcool na circulação, causando diversos estragos.

A síndrome da abstinência alcoólica, (CID10 – F10) é o conjunto de sintomas que surgem quando uma pessoa que tem o costume de ingerir grandes quantidades de álcool todos os dias e para de fazê-lo. Os principais sintomas são ansiedade, irritabilidade, depressão, fadiga, entre outros. A síndrome da abstinência alcoólica é uma consequência do alcoolismo. Uma pessoa que decide tratar sua dependência física e psíquica do álcool, é submetida a um intenso processo de reabilitação, que inclui o corte definitivo de bebidas alcoólicas de sua vida. Essa interrupção súbita no consumo de álcool pode causar uma série de sintomas, que constituem a síndrome da abstinência alcoólica.

A abstinência alcoólica pode variar de um distúrbio moderado até uma condição grave e potencialmente fatal – depende muito dos órgãos que foram comprometidos pelo consumo exagerado de álcool e das complicações decorrentes do alcoolismo. Alguns sintomas, como alterações no sono, mudanças rápidas de humor e fadiga, podem permanecer por meses. Também pode haver recaídas durante o processo de reabilitação. Muitos pacientes com síndrome de abstinência alcoólica conseguem se recuperar totalmente com a ajuda do tratamento e dos familiares e amigos.

Apesar de ser aceito pela sociedade, o álcool oferece uma série de perigos tanto para quem o consome quanto para as pessoas que estão próximas. Por essa razão o consumo abusivo de álcool é uma questão de saúde pública. Parte dos acidentes de trânsito, comportamentos antissociais, violência doméstica, ruptura de relacionamentos e problemas no trabalho são provenientes do uso nocivo de álcool.

O alcoolismo implica aumento do risco para várias complicações de saúde, como doenças do fígado, problemas gastrointestinais, pancreatite, neuropatias periféricas, problemas cardiovasculares, prejuízos cerebrais, imunológicos, anemias, osteoporose e câncer. Vale lembrar que, para algumas pessoas, de acordo com idade, gênero e aspectos individuais de saúde, o consumo pesado e continuado de bebidas alcoólicas por muitos anos, mesmo que não seja diagnosticado como alcoolismo, pode estar relacionado às doenças mencionadas.

TRATAMENTO DEPENDÊNCIA DO ÁLCOOL

Reconhecer que precisa de ajuda para um problema com álcool talvez não seja fácil. Porém, tenha em mente que, o quanto antes vier a ajuda, melhores serão as chances de uma recuperação bem sucedida.

Em nossa sociedade prevalece o mito de que um problema com álcool é sinal de fraqueza moral. Como resultado disto, você pode até achar que procurar ajuda é admitir algum tipo de defeito, que você deveria se envergonhar. Contudo, o alcoolismo é uma doença como outra qualquer. Identificar um possível problema com álcool tem uma compensação enorme, uma chance de viver com mais saúde.

Quando falar com seu médico sobre o uso de álcool, tente ser o mais completo e honesto possível. Isso é necessário para que ele possa avaliar se você está ou não tendo problemas com o álcool. Você também pode passar por exames físicos. Se o médico concluir que você é dependente de álcool, ele deve recomendar que você se dirija a um especialista para tratar o alcoolismo, que vai explicar e indicar o tratamento mais adequado.

O tratamento inclui a desintoxicação (processo de retirar o álcool de uma pessoa com segurança); o uso de medicamentos, para que o álcool se torne aversivo, ou para diminuir a compulsão pelo álcool; aconselhamento, para ajudar a pessoa a identificar situações e sentimentos que levam à necessidade de beber, além de construir novas maneiras de lidar com essas situações.

Tratamento de Síndrome de abstinência alcoólica

São três objetivos principais para o tratamento de síndrome da abstinência alcoólica:

  • Diminuir os sintomas da abstinência alcoólica;
  • Prevenir possíveis complicações de saúde;
  • Fazer o paciente não sentir mais vontade de beber e prepara-lo para continuar o tratamento por conta própria, sem necessidade de quaisquer intervenções médicas.
Abrir chat
Powered by