Para ser um centro de referência, o Hospital Fiori utiliza técnicas consagradas dentro da especialidade de psiquiatria, com compromisso de resolutividade no menor tempo possível. Temos como objetivo prestar ao paciente atendimento de qualidade, com respeito e confiança, em um ambiente acolhedor.
No entanto, se é um membro de sua família ou você mesmo, em ambos os casos se quer o que há de melhor, sendo assim oferecemos profissionais altamente capacitados, especialistas no assunto e em constante processo de atualização e aprendizado. Devidamente regulamentada nos órgãos de fiscalização e segurança, oferecemos local com excelente infraestrutura, grande área verde e acomodações confortáveis, além de diferentes modalidades de tratamento.
O tratamento é multidisciplinar, envolvendo médicos psiquiatras, enfermeiros, farmacêutico, psicólogos e outros profissionais dependendo de cada caso. O uso de medicação é de grande utilidade pois ajuda a conter a vontade de usar e a diminuir os sintomas de abstinência.
Não podemos afirmar que há uma cura para a dependência química. Ela é uma doença crônica, assim como diabetes e hipertensão, porém, totalmente passível de tratamento. Vale ressaltar que além de cessar o consumo, um tratamento eficaz é aquele que consegue auxiliar o indivíduo a retomar o funcionamento produtivo na família, no trabalho e na sociedade.
MÉTODO DE TRATAMENTO
Aspecto Físico, estabilização, desintoxicação e adaptação ao convívio; conhecimento do programa; reeducação alimentar, bem como aspectos físicos fragilizados pelo motivo do uso compulsivo da droga e do álcool.
Aspecto psicológico (autoconhecimento de seu eu interior e de sua doença) Terapias e psicologia aplicada.
Aspecto Espiritual (valorizar as pequenas coisas e desta maneira valorizar a vida) Fé em um poder superior.
Os princípios fundamentais que regem nossa instituição são: O AMOR, DISCIPLINA, RESPONSABILIDADE, ESPIRITUALIDADE, LIBERDADE e HONESTIDADE, visando à melhoria da qualidade de vida do dependente e sua família. O modelo de internação que seguimos é o médico psiquiátrico terapêutico e o de conscientização. Baseado na filosofia de doze passos de Alcoólicos Anônimos (AA) e Narcóticos Anônimos (NA), estamos alcançando excelentes resultados.
Oferecemos ao residente, dentro de nossas dependências o método minnesota e o programa de doze passos, espiritualidade, terapia racional emotiva, programa de prevenção a recaída, vídeo terapia, terapia ocupacional, atendimento médico psiquiátrico e clínico geral individual, atendimento psicológico individual e em grupo, atividades de lazer, quatro refeições diárias e demais necessidades para a recuperação do interno.
NOSSOS DIFERENCIAISPlantão presencial de médico psiquiatra 24 horas por dia, que é de fundamental importância para apurar o correto diagnóstico e propor tratamento. Quando diagnosticada, a Dependência Química e/ou Transtorno de Humor deve contar com acompanhamento médico especializado, com duração a médio-longo prazo para assegurar o sucesso do tratamento, que varia de acordo com a progressão e gravidade da doença.
Presença de médico clínico geral para acompanhamento e tratamento de comorbidades clínicas, para garantir a melhora de sua saúde como um todo.
Reuniões diárias com a presença de representantes de todas as áreas assistenciais, para avaliar a evolução e eficiência dos planos terapêuticos dos pacientes.
Uma das grandes preocupações da FIORI é com a segurança do paciente, por isso, possui uma estrutura adaptada para amenizar os possíveis riscos.
Além da estrutura ampla e da equipe especializada, os pacientes poderão ser encaminhados para unidades externas para tratar de outras patologias com maior segurança e comodidade, com encaminhamento e relatório médico, bem como acompanhante para tal finalidade.
Atendimento a familiares com apoio psicológico, possibilitando a integração da família no tratamento do paciente, fortalecendo a rede de apoio do mesmo.
A FIORI oferece uma alimentação equilibrada, com cardápios elaborados por nutricionista, para atender as necessidades nutricionais, respeitando as restrições, preferências e aversões alimentares de cada paciente.
A espiritualidade e a religião também ocupam um espaço fundamental nessa cadeia de incentivo à reabilitação dos dependentes químicos. Pesquisas de renomadas instituições como Harvard e Royal College of Psychiatrists já constataram que a fé é um fator preponderante, quiçá fundamental, para a recuperação dos pacientes. A espiritualidade está situada na esfera individual de cada um. Ou seja, é a força motriz que propicia mudanças de ordem interior no indivíduo. Essas mudanças, por sua vez, são capazes de gerar um novo sentido à vida e abrir novos caminhos de autoconhecimento e reconhecimento dos mistérios que cercam a existência, bem como a relação com o Divino.
O Método Minnesota é um modelo de tratamento direcionado ao dependente químico com uma abordagem biopsicossocial do indivíduo, sendo eficaz no combate aos principais mecanismos de defesa da doença (negação, racionalização, projeção, orgulho), que aliado à prática dos 12 passos, onde o indivíduo dentro de um processo de autoconhecimento desenvolve a prática da fé e conecta-se com um Poder Superior da sua compreensão, formam um alicerce espiritual da recuperação do dependente químico.
O trabalho de 12 Passos fundamenta a recuperação dos pacientes em princípios espirituais que possibilitam um processo de autoconhecimento, a crença num Poder Superior, a confiança em outro ser humano, a reformulação de hábitos saudáveis, o exercício do perdão, a prática da responsabilidade, e o desfrute da liberdade espiritual.
1º. Admitimos que éramos impotentes perante a nossa adicção, que nossas vidas tinham se tornado incontroláveis. Princípios Espirituais: honestidade, mente aberta, boa vontade, humildade e aceitação.
2º. Viemos a acreditar que um Poder maior do que nos poderia devolver-nos à Princípios Espirituais: mente aberta, boa vontade, fé, confiança e humildade.
3º. Decidimos entregar nossa vontade e nossas vidas aos cuidados de Deus, da maneira como nós O compreendíamos. Princípios Espirituais: rendição e boa vontade, esperança, fé, confiança e compromisso.
4º. Fizemos um profundo e destemido inventário moral de nós mesmos. Princípios Espirituais: honestidade, mente aberta, boa vontade, humildade, aceitação, fé, confiança, rendição, esperança e compromisso.
5º. Admitimos a Deus, a nós mesmos e a outro ser humano a natureza exata das nossas falhas. Princípios Espirituais: confiança, coragem, honestidade consigo mesmo e comprometimento.
6º. Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter. Princípios Espirituais: comprometimento, perseverança, boa vontade, fé, confiança e auto-aceitação.
7º. Humildemente pedimos a Ele que removesse nossos defeitos. Princípios Espirituais: rendição num nível mais profundo, confiança, fé, paciência e humildade.
8º. Fizemos uma lista de todas as pessoas que tínhamos prejudicado e nos dispusemos a fazer reparações a todas elas. Princípios Espirituais: honestidade, coragem, boa vontade e compaixão.
9º. Fizemos reparações diretas a tais pessoas, sempre que possível, exceto quando fazê-lo pudesse prejudicá-las ou a outras. Princípios Espirituais: humildade, amor e perdão.
10º. Continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente. Princípios Espirituais: autodisciplina, honestidade e integridade.
11º. Procuramos, através de prece e meditação, melhorar o nosso contato consciente com Deus, da maneira como nós O compreendíamos, rogando apenas o conhecimento da Sua vontade em relação a nós e o poder de realizar essa vontade. Princípios Espirituais: comprometimento, humildade, coragem e fé.
12º. Tendo experimentado um despertar espiritual, como resultado destes passos, procuramos levar esta mensagem a outros adictos e praticar estes princípios em todas as nossas atividades. Princípios Espirituais: amor incondicional, abnegação e perseverança.